quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sobre a Saudade

Passei a noite acordada, primeiro fazendo uns trabalhinhos e respondendo a discussion questions pra escola, e depois passeando por blogs alheios. Passar a noite acordada nao significa nada pra quem trabalha a noite.

Sobre a Dor

O coracao com uma dor esquisita, forte e oca, como se fosse uma phantom pain. As lagrimas que quando voce pensa que secaram, aparecem do nada feito cachoeira. No dia 6 de abril o que eu temi muito na minha ultima visita ao Brasil aconteceu, perdi minha doce avo. Nao importa a idade, ou estado de saude, a gente nunca esta preparado pra uma perda tao grande. Eu tenho uma coletanea absurda de memorias maravilhosas com a minha vozinha. Isso ninguem me tira. Mas os anos morando fora me tiraram varias oportunidades de ter curtido a presenca, a sabedoria, e o exemplo que ela era pra mim. Ela. E minha mae. E minha irma. E o crescimento do meu irmao. E a companhia dos meus avos maternos que estao vivos. E dos meus primos. E sim, os anos fora me deram varias outras oportunidades, e nao, eu jamais aconselharia alguem a nao ter essa experiencia.

Mas faz tempos que tenho pensado muito em como morar fora eh uma decisao seria...

Sobre as Escolhas

"Entao volta oras"

Nao eh bem assim. Depois de muitos anos voce perde o andar da carruagem. Voce nao esta mais inserido no mercado de trabalho. Seu portugues escrito ficou esquisito, e quando voce usa expressoes estranhas, as pessoas te consideram esnobe. Morar fora por anos nao eh apenas uma longa viagem. Voce nao trouxe uma mala que sera refeita a qualquer momento para a volta. Voce montou seu guarda-roupa.

Sobre a Saudade

Ja achei muito engracado me perguntarem se estou com saudade de falar portugues. Nao, nao sinto saudade. Nao estou morrendo de saudades da farofa, e nem de brigadeiro. Carnaval e praia nunca fizeram parte da minha vida. Chega um dia que a gente percebe que nao eh imortal. Dificil pensar nisso quando se eh jovem e saudavel, facil pensar nisso quando voce trabalha na oncologia de um hospital e presencia pacientes darem seu ultimo suspiro, e impossivel nao parar pra pensar sobre o que realmente importa nessa vida.


Por isso eu digo que antes de tomar uma decisao desse tamanho eh preciso pensar bem. Se acostumar a abastecer seu proprio carro eh moleza.  Nao poder dar abracos as pessoas que voce ama num momento de tanto dor, sao outros quinhentos...