segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Beringela

Eu nunca fui louca por beringela mas tambem nunca desgostei. Quando minha mae ou avo cozinhava, eu comia sem problemas, mas desde que "virei adulta" nao havia incluido uma beringela nas minhas compras, ate esse mes. Depois de uma conversa que tive com meu namorado sobre comidinhas que sentimos saudade, descobri que ele sentia saudade de um pate de beringela, entao descobri a tal receita e resolvi adicionar esse vegetalzinho versatil na proxima compra.

Pate de Berinjela:

Coloquei uma beringela grande no forno em alta temperatura e deixei assar por uma hora.
Quando tirei do forno, a casca estava enrugadinha e facil de remover. Amassei a beringela e misturei duas colheres de cebola picadinha, tres dentes de alho amassados, sal, pimenta preta e maionese caseira. Eh soh misturar tudo e deixar na geladeira por 1 hora e servir com paes ou torradas. Pode servir com um pouco de sour cream tambem. A maionese foi feita pelo meu namorado. Ele misturou na batedeiraÇ gema de ovo, oleo vegetal e mostarda.

Dicas: Se voce gosta e nao tem medo de alho vai adorar o gostinho picante do alho cru que na minha opiniao domina nessa receita. Alem de uma boa higiene bucal, claro!, chupar um cravo da india ajuda a mascarar o cheirinho pos alho. E para nao queimar a berinjela que vai ficar assando por uma hora, melhor envolver em papel aluminio.

Erros: Meu namorado colocou muita mostarda na maionese caseira, o que deixou o gosto um pouco acido demais.

Eu ainda tinha umas beringelas sobrando, entao aproveitei minha vontade de comer pizza, e usei a beringela como base, que eh uma opcao mais saudavel que a de massa de farinha branca....

Pizza de Berinjela

Cortei as beringelas em rodelas e coloquei numa forma com azeite de oliva e um dente de alho amassado. Em cima de cada rodela coloquei molho pronto para pizza, mussarela ralada, tomate, cebola, oregano e parmesao ralado. Coloquei no forno medio e retirei depois de meia hora.

Erro: Eu deveria ter deixado a berinjela pre-assar (assim como a gente faz com massa de pizza) e soh depois colocar os outros ingredientes e os queijos, porque os queijos acabaram queimando. Por causa disso, e do tomate e cebolas terem assado demais, a minha pizza ficou feiosa, mas da proxima vez ela fica no ponto! Eu nao tinha calabreza, mas acho que ficaria bom tambem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ai, que delícia! Eu amo beringela com absolutamente tudo e de todo jeito. Eu faço assada também com tomate, cebola e queijo. Eu comeria essa aí que você fez mesmo com alguns ingredientes queimados. Coisa boa! Beijo

Fernanda disse...

Eli, o pior (ou melhor) eh que ficou boa mesmo queimada hehe, me empolguei com berinjela, quero aprender outras receitas agora :)

Nani disse...

Eu faço aqui em casa sempre Fer. Admo berinjela, no Brasil tb nao comia. Aqui foi que comecei a comer, e faço igualzinho, eu chamo de eggplant pizza. Bryan e a familia dele inteira AMAM!!!! Prático, fácil e delicioso. hehe :)

Patrícia disse...

Hum, vou fazer este patê, eu amo beringela! Eu sempre faço beringela empanada e frita, eu sei, nada saudável, mas fica tão bom!! Obrigada por dividir as receitas.

Bia disse...

Ai Nanda, berinjela só se for pedaçinhos minusculos muito misturados com outras comidas que eu gosto, pq se não não desce. Já tentei, mas não vai!

Mas eu culpo os meus pais, nunca me forçaram a comer vegetais... e agora eu como, mas muito poucos!

bjs

Fernanda disse...

Nani, adoro essas receitinhas rapidas, vou fazer parte da familia eggplant hehehe, estou redescobrindo essa delicia!

Patricia, realmente, berinjela empanada eh uma delicia, minha vo sempre faz assim, nao eh o mais saudavel, mas fazer o que neh? Depois me conta se vc gostou do pate. Bjos!

Bia, eu nao comia carne, entao meu pai me obrigava a comer vegetais, me lembro direitinho de um dia comer brocolis chorando kkkkk, hoje em dia eu adoro, vivo sem carne, mas nao vivo sem verduras e legumes :) Beijinhos!

Flavia disse...

Ai que delícia.. A sra fará pra mim também.. beijocas mana

Fernanda disse...

Fafali, claaaaaaro meu amore!