segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escrever eh Terapia

Estava lendo meu outro blog, Nursing Student . Essa coisa de tempo eh muito paradoxal, parece que faz tanto tempo e ao mesmo tempo certas lembrancas estao tao fresquinhas...

Ha tres anos eu entrava timidamente na sala de aula, ainda bem indecisa se eu realmente seguiria aquela carreira. As aulas foram muito intensas, mais pelo lado emocional do que pelo lado intelectual. Mas passou. Tudo passa, coisas boas e ruins. Nesse momento eu estou procurando por emprego, sem pressa e sem pressao. Deixei alguns curriculos, passei por algumas entrevistas e me coloquei a disposicao para fazer um trabalho voluntario. 2010 foi um ano de muitas viradas na minha vida. Eu me mudei de estado; me senti sozinha; descobri que nunca estive sozinha; achei que nao teria forcas para tomar todas as decisoes que precisei tomar e seguir em frente, mas descobri que era e sou muito mais forte do que pensava. Quando nosso mundo vira de cabeca para baixo, da a impressao que a nossa auto-estima vai la para o pe. Mas justamente o contrario pode acontecer...porque sao nessas ocasioes que a gente tem a chance de se reerguer e sentir o maior orgulho da gente mesma. E isso eh bom, e como eh bom! Se amar nao tem nada a ver com arrogancia. Parece cliche e bobo, mas eh a pura verdade, o nosso amor-proprio SEMPRE tem que ser nosso primeiro-amor, a gente tem que se amar pra ter condicoes de amar nossa vida, nossos amigos, nossos familiares, e o mundo que nos cerca.

Me deu vontade de escrever isso hoje, porque escrever eh uma terapia! Como disse Anais Nin: “We write to taste life twice, in the moment and in retrospection”

10 comentários:

Nani disse...

Ai que lindo Fer. Bom saber que eu nao fui a unica a ter duvidas se essa profissao era mesmo a que eu queria pra mim. Amiga, tudo na vida tem uma razao. E quando essa reviravolta na sua vida a conteceu, é porque estava preparando voce para viver outras situaçoes. Tb acredito que é quando passamos por momentos difíceis que percebemos o quão forte somos. Amar a si próprio é o ponta-pé inicial para que o resto da nossa vida flua... mas infelizmente as vezes a gente fica tão caught up com as situações que esquecemos de focar em nós mesmas. Parabéns pela força, pela determinação e por tudo que você é. Torço muito por você e pelo seu sucesso tanto na área profissional quanto na pessoal. Você merece!

Bia disse...

Nanda, eu mais que do que tudo assino embaixo de todas as suas palavras! Mudança é uma coisa assustadora, mas quando conseguimos passar por tudo é que enxergamos o quanto é possível crescer e amadurecer nos tempos difíceis!

E é no se permitir passar pelas mudanças da vida que encontramos grandes oportunidades, que deixamos passar quando ficamos com medo do desconhecido ou nos acomodamos. :)

Ótima reflexão!

bjo

Fernanda disse...

Nani, eu agradeco muita sua amizade, pois voce tambem me ajudou muito durante a reviravolta que minha vida deu. Nessas horas a gente ve que ter amigos eh um dos bens mais preciosos que se possam ter. Tive duvida no comeco, no meio e ateh hoje me questiono se enfermagem eh mesmo pra mim, mas vou seguindo em frente pois existe muita recompensa nessa profissao tao desgastante que a gente escolheu. Se cuida, e forca ai. Beijao!

Bia, eh a pura verdade, eh a mudanca que assusta. Mas sair da zona de conforto com certeza adiciona demais na nossa vida. Um abraco!

Anônimo disse...

Oi querida! Me identifiquei com suas palavras no meio da minha pós-mudança onde eu me sinto toda revirada por dentro, rs..! É sempre assim comigo, já mudei muitas vezes e já perdi as contas de quantas vezes me senti assim. Mas é isso aí, a gente re reorganiza e se sente super orgulhosa da gente mesmo depois! Um abraço!!!

Fernanda disse...

Eh isso mesmo, Barbarella,o mundo nao para e a gente tem que ir se virando (com todas essas reviravoltas, rs) como pode! Um abraco!

Anônimo disse...

Como as meninas disseram, mudar assusta mesmo quando acreditamos/sabemos estar fazer a melhor es olha para nossas vidas naquelemomento. Ja tive de mudar inumeras vezes, por problemas de saude, razoes profissionais ou de lugar, e sempre foi um desafio, mas cepois que passa e a gente se adapta, ve os beneficios. Porque sempre ha o lado positivo e negativo, nada e 8 ou 80 na vida. Quando vim pros EUA meu maior desafio foi largar minha carreira no BR. Senti vergonha, fiquei com raiva de mim mesma e apesR de nao me arrepender, ate hoje me questiono... And how if? Mas e vida que segue e eu ainda acredito que e possivel ser feliz comas escolhas que fazemos ou temos de fazer quando estamos no olho do furacao. E so estarmos abertos e eu sei que vc esta, apesar dos questionamentos. Torco para que vc encontre seu caminho nesta nova jornada de vida. Um beijo.

Fernanda disse...

Eli, quando eu vim para os Estados Unidos eu tinha 22 anos, nao tinha uma carreira no Brasil, eu imagino que eh uma decisao muito dificil deixar um carreira. Eu deixei um emprego no Arkansas, onde depois de um ano ja tinha recebido uma proposta pra uma "promocaozinha", e ja tive que pensar bem em largar isso. Mas eh a vida. Eu sempre senti vontade de me mudar daquela regiao, e hoje estou vendo como tudo esta fazendo sentido, depois de uma enorme tempestade que passou por minha vida em 2010. Acho que suas palavras "a melhor decisao para nossas vidas naquele momento" diz tudo. Eh impossivel dar uma espiada no futuro e saber se tomamos a melhor decisao, o maximo que podemos fazer eh tomar a decisao que nos parece a melhor nesse especifico momento. E seguir em frente sem ficar chorando o passado :) Um abracao!

Anônimo disse...

Fui reler o que escrevi pra você e, que horror!, quantos erros de português! rs... É que eu estava no IPad e sempre escrevo tudo truncado porque o teclado é virtual. Sorry about that! Só um comentário: tem nada pior do que morar num lugar de que a gente não gosta. O problema é que muitas vezes vamos ficando, ficando e de certa forma é bom quando algo de muito sério acontece que nos obriga a finalmente dar aquela guinada nas nossas vidas, é aquele empurrão necessário que de outra forma talvez nunca nos demovesse dali. Dá pra ver nos seus posts que você, apesar dos novos desafios que está enfrentando, está serena e sendo positiva nesse seu recomeço. E num novo lugar, como você sempre quis. Quer melhor? Beijo, querida!

Jane disse...

Como é bom ler isso... Como eu fico feliz em ver como passou por tudo e como cresceu, está linda e forte.
Sim Fernanda, vc é mais forte do que imagina e nunca está sozinha.

Meu abraço carinhoso sempre!

Fernanda disse...

Eli, seu portugues eh perfeito (eu ando cometendo uns erros absurdos e as vezes paro e fico pensando: eh desconto ou disconto? nossa!) Da pra ver que voce so digitou umas letrinhas erradas. Olha, voce esta certissima. Depois de quase 5 anos morando num lugar que eu realmente detestava, eu me sinto quase que saindo da prisao pra liberdade. Precisou mesmo de um motivo grave pra eu largar a mao de um lugar onde eu nao conseguia me ver criando filhos, raizes e envelhecendo, eh estranho mas por todos esses anos eu me sentia numa vida de transicao...sabe quando a pessoa se muda e esta tudo em caixas e ela nao consegue por as coisas no lugar? Foi assim que eu me senti por quase cinco anos, eh como se fosse uma fase transitoria. Eh meio complicado explicar o que eh complicado pra eu entender, mas acho que eh mais ou menos isso. Por isso que dizem que "Ha males que vem para o bem" :)

Jane, meu abraco carinhoso pra vc sempre e sempre. Voce eh uma irma que eu ganhei nessa vida ta?