sábado, 21 de junho de 2014

Quimica

Aqui nos EUA existem os General Education courses que sao materias necessarias pra qualquer curso na universidade. Nesse programa de enfermagem, por exemplo, alem de aulas de enfermagem eu preciso fazer aula de matematica, ciencias politicas, literatura, artes, etc...sao no total 42 credit hours em general education.

No comeco fiquei irritada de "perder tempo" fazendo todas essas aulas, porque neh, envolve dinheiro e tempo, e eu sou pobre e velha, mas teve algumas aulas que eu realmente curti e muito, e acho que me enriqueceram tanto pessoal quanto profissionalmente, como por exemplo a aula de Politica Americana, que me fez entender muito melhor a politica nos EUA, algo muito necessario ja que minha vida eh aqui. Acho que todo americano nato e imigrante deveria fazer uma aula assim e entender a historia da politica desse pais e nosso papel.

Acontece que 4 desses 42 credit hours precisa ser de quimica, e quimica e eu nao somos as melhores amigas. De todas as aulas que precisava essa foi a que mais procrastinei (ainda tenho que fazer uma aula de literatura mas nao por procrastinacao), mas eis que esse verao nao teve jeito e eu embarquei no mundo dos atomos, equacoes quimicas e balanceamento desde o dia 19 de maio. Felizmente, nosso "romance" tem data pra acabar, dia 29 de julho. Eu sinceramente ja passei muito tempo mastigando que eu nunca vou usar no meu dia a dia as contas de "moles" que tenho aprendido, e agora nem tempo pra mastigar essa raivinha eu tenho mais, pois me divido entre aprender tanta coisa nova que estou aprendendo na area de oncologia e nefrologia, e nessa aula de quimica. E assim tem sido meu verao 2014. 
Imagem: google

2 comentários:

Claudia disse...

Oi, Fernanda!
Tudo bem?
Sempre quis fazer enfermagem aqui no Brasil, mas por ser uma área hiper desvalorizada acabei deixando esse sonho de lado...
Meu noivo vai pros EUA fazer residencia ano que vem e vou com ele, e estou pensando MTO em fazer enfermagem por lá... estou lendo seu outro blog e amando!

Só queria por favor te fazer duas perguntinhas!
Outra blogueira que mora ai tbm, disse que vida de enfermeiro nao vale a pena, eh mto pesado, trabalha demais (oq nao me preocupa mto pq ja to acostumada com o noivo dando plantao direto, só queria saber o quanto eh esse mto que ela disse, se vale a pena financeiramente, se vou poder ter filhos e ser uma mãe presente)

E a outra, tenho 25 anos...
Começar com essa idade lá é um problema?
Muito obrigada MESMO pela ajuda!!!
Beijos!

Fernanda disse...

oi Claudia! Respondendo a sua primeira pergunta, eu acho que uma coisa muito atraente na area da enfermagem e o leque de opcoes que voce tem. Voce pode tanto trabalhar muito, quanto trabalhar bem pouco, pois na maioria dos empregos ganha por hora trabalhada, alem de ter opcao de trabalhar em "settings" diferentes. Por exemplo: Voce pode trabalhar por periodo integral em um hospital, (uma media de 36 horas semanais, normalmente divididas em 3 shifts de 12 horas), e ter outros empregos meio-periodo, ou decidir ter apenas um emprego em que voce trabalha PRN (as needed) ou seja, exige um tanto minimo de horas por um determinado periodo, varia muito de lugar pra lugar, ja vi lugares que exigia 8 horas num periodo de 6 semanas, mas ai te ligam quando precisam de ultima hora, o que voce ou nao aceitar, etc...entao depende do que voce quiser e encontrar. Enfermagem aqui (como acho que em qq lugar do mundo) nao eh facil, e uma coisa importante pra lembrar eh que o "paciente" eh na verdade um cliente, e a maioria muitissima exigente, as responsabilidades sao muito grandes e a expectativa tbm, o que eh bom pq aumenta a qualidade do cuidado tbm.

E quanto a sua pergunta, sua idade nao eh problema nenhum, eu terminei o curso quando tinha 17 anos e era uma das mais novas da minha turma, pra voce ter uma ideia.

Boa sorte pra vc!