sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Oportunidade de emprego para enfermeiros e enfermeiras no Canadá, Nova Zelândia e Noruega

Eu já expliquei em diversos postes (no blog sobre minha vida de estudante de enfermagem e agora de enfermeira) que não estudei no Brasil, e na verdade quando novinha e morando no Brasil não tinha nem idéia de que um dia seria enfermeira, mas enfim...mesmo explicando que eu não tenho informações sobre validação de diploma e nem para visto para trabalho, te dou um chocolate se você adivinhar qual é a pergunta que recebo por email em 99,9999% dos emails de pessoas que leram o blog, já adivinhou?

Examente! Me perguntam o que fazer para ter o diploma aceito aqui, quais são os passos para exercer a profissão que já exercem no Brasil há x anos....etc

Sei que várias pessoas mostram interesse em trabalhar nos EUA, e pensei que talvez algumas dessas pessoas também estariam interessadas em trabalhar em outros países, por isso quando li clique aqui essa notícia quis logo trazer pra cá, de uma olhada se tiver interesse.




10 comentários:

Nani disse...

Fer!! Fazia tempo que nao vinha aqui!
Tb recebia (quando o blog tava aberto) muitas perguntas sobre como validar diploma de enfermagem aqui nos EUA. O pouco que sei deixei num link la mesmo. Mas nao sei detalhes.

Enfim, amei esse seu post. Sabe que sonho de Bryan eh morar na Europa novamente neh? Entao Noruega seria perfeito pra gente haha.
CAnada eh outro pais que temos em mente ultimamente pela qualidade de vida.
Mas acredito que pra poder pegar algo nestes paises eu precisaria de no minimo um Bachelor's em enfermagem. Daqui uns anos quem sabe? hehe
Obrigada por compartilhar!!!!

Fernanda disse...

Nani, eu acredito que no Canada eles aceitam o associate sim, porque eu olhei informacoes um tempo atras :)
Beijos.

Unknown disse...

Olá, Fernanda!!!
Sou nova aqui, na verdade foi meu marido que encontrou vc e pediu que eu te procurasse.
Gostei da sua forma de expressão tão clara e agradável. E toda sua boa vontade em explicar como as coisas funcionam nos EUA, especialmente pra quem almeja uma colocação como enfermeira.
Estou cheia de coisas pra te perguntar, não sei se aqui caberia, mas é que tenho pesquisado bastante sobre a carreira de enfermeiro na América e seu blog de longe foi o melhor. Ainda há muitas dúvidas... Vou tentar te dizer as principais pontualmente. Tudo bem?

Quais os diferentes níveis de enfermeiros nos EUA? Já que no Brasil temos auxiliar, técnico e graduado.
Como funciona a graduação aí? Os sites ainda me deixam confusa com relação ao programa, disciplinas e tal...
Sou graduada em enfermagem pela UNIFOR, qual o equivalente aí? SIGLA em inglês?
Qual a média salarial?
Diferença entre RN e RN TO BSN.
Que é exatamente NCLEX-RN?
O TOEFL substitui o curso de inglês para estrangeiro?

Como vê, são muitas perguntas...

Meu nome é Elba, meu e-mail: ribeiro.elba@hotmail.com

Bj

Fernanda disse...

Oi Elba, obrigada.
Eu vou te passar um link de um texto que explica bem as diferencas e funcoes de CNA (certified nursing assistant), LPN (Licensed Practical Nurse) e RN (Registered Nurse). De uma olhada: http://www.kevinsreview.com/nclexblog/cna-lpn-rn-adn-bsn-which-is-right-for-you/

Quanto aos programas, tambem era um pouco confuso pra mim, mas basicamente e o seguinte: para ser uma registered nurse voce tem que ou completar um associate degree in nursing ou um bachelor in nursing. Associates normalmente duram 2 anos e sao oferecidos em community colleges ou technical colleges (mas coloque ai pelo menos um ano a mais de aulas que sao pre requisitos), e o BSN normalmente dura 4 anos e eh oferecido em universidades. Esse mesmo texto que explica a diferenca entre CNA, LPN e RN explica um pouco as diferencas entre um associate e bachelor.

O equivalente aqui a ser graduada como enfermeira no Brasil e a Registered Nurse. Veja bem que por diferencas de lingua, aqui os estudos comparados aos bacharelados no Brasil sao chamados de "under graduate", e o que chamariamos de graduate school equivale aos mestrados no Brasil.

A media salarial depende do estado onde voce vai morar, acredite, isso faz muita diferenca porque em alguns estados se ganha bem mais, e tambem o custo de vida e bem maior. Tem alguns sites que simulam o salario conforme a area. De uma olhada nesse: http://www.payscale.com/research/US/Job=Registered_Nurse_(RN)/Hourly_Rate

RN to BSN eh o programa oferecido nas universidades para registered nurses que completaram um associate degree e agora querem continuar a educacao e completar um bachelor. RN eh a sigla para registered nurse, equivalente a enfermeiro no Brasil.

Eu fiz um poste sobre o N-Clex, de uma olhada que eu expliquei como funciona e em outro poste expliquei como foi minha experiencia. De uma olhada aqui:

http://fernandams.blogspot.com/2010/07/nclex-como-funciona.html

http://fernandams.blogspot.com/2010/07/minha-experiencia-com-o-nclex.html

Quanto ao TOEFL eu nao sei a resposta. Eu nao precisei fazer. Acho que as exigencias sao diferentes em instituicoes de ensino diferentes. Espero que tenha ajudado. Boa sorte.

Anônimo disse...

Olá fernanda, gostaria de saber a diferença entre um APRN e um ARPN.
Obrigado desde já.

Fernanda disse...

Eu acho que seria a diferenca entre nurse practitioner e adavanced nurse practitioner ne? Nurse practitioner eh um dos tipos de "Advanced Practice Nurses". Outros tipos que me lembro agora sao nurse midwife, clinical nurse specialist, nurse anesthetist. A nurse practitioner estuda alem do bacharelado, faz uma prova e obtain a licensa, administra medicamentos, da algumas ordens medicas, etc.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Olá Fernanda, meu sonho é a enfermagem. Mas, pretendo cursar no EUA. Tenho muitas dúvidas de como ingressar, quais os primeiros passos que preciso dar? Gostaria de seu contato, email de preferência, pra nos comunicarmos. O meu é marinaaramalho@hotmail.com.
Gostaria de saber, primeiramente preciso levar meu diploma de ensino médio traduzido, e onde foi a College que você fez?
Me ajuda por favor! É o meu maior sonho e objetivo, ir para USA.
Grata
Marina Sarmento Braga

Fernanda disse...

Ola, Marina. Eu trouxe meu diploma de Ensino Medio ja traduzido oficialmente. O college onde estudei se chama Phillips Community College of the University of Arkansas, e fica em Helena, AR. Vi que voce me mandou um email, e vou responder.
Beijos.

vini disse...

Olá Fernanda, pretendia fazer um curso superior de enfermagem aqui no Brasil para depois ir tentar algo nos USA. Mas estou vendo que o melhor é estudar diretamente ai nos colleges ou faculdades. certo? POis vc já pega a grade toda que precisa e não corre o risco de gastar aqui e ter que refazer tudo novamente ai. A minha dúvida é quanto a idade, pois já tenho 50 anos, tenho um bom ingles mas pretendo ainda melhora-lo antes de ir, então o que vc acha ? Existe algum dificuldade ou resistência para pessoas com mais de 50 iniciar algo na area de enfermagem nos hospitais ? Tem algum e-mail que possamos conversar diretamente sobre isso ? Obrigado e fique com Deus.

Fernanda disse...

Vinicius, eu acho que se sua intencao eh ser enfermeiro aqui, seria melhor mesmo fazer o curso aqui. Tinha pessoas de 40, e 50 anos na minha turma nas aulas de enfermagem sim, e estao trabalhando. Fiquei a vontade pra me mandar email pro coisasdafer@hotmail.com

Abracos e boa sorte.