domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nursing Home

Eu comecei a trabalhar numa Nursing Home em outubro do ano passado, e antes de ontem recebi minha avaliacao da diretora de enfermagem, e depois disso, eu comecei a avaliar meus poucos meses trabalhando aqui: minhas expectativas, a realidade, minha percepcao, a proposta de uma Nursing Home, a comparacao com a ideia que temos de um asilo ou casa de repouso no Brasil (nao posso fazer uma comparacao verdadeira porque sequer fui em um asilo no Brasil). Minhas experiencias, obviamente, tem base na Nursing Home onde estou trabalhando.


Para comecar: Acredito que seja uma ideia comum no Brasil de que asilo seja o destino final mais temido por qualquer pessoa, e que ali estao aqueles que nao tem familia, ou tem familias que nao se importam. Nao e exatamente, ou melhor, exclusivamente, o que acontece nas Nursing Homes. Algumas pessoas ficam la temporariamente para reabilitacao, seja porque cairam e tiveram fraturas, problemas cardiacos, derrames, diferentes tipos de cirurgias, ou quaisquer problemas que as impossibilitem de retornarem para casa e cuidarem de si mesmas, ou ate mesmo voltar e ficar aos cuidados da familia sem precisar de ajuda profissional constante. Talvez essas pessoas passaram uma temporada no hospital, mas seu plano de saude particular, ou o Medicare entendem que a pessoa nao precisa mais ficar no hospital pois sua situacao ja nao e tao grave, mesmo ainda nao podendo ir para casa, e uma solucao menos cara e ir para uma Nursing Home. Por la recebem skilled nursing care, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia fonoaudiologica, transporte para consultas medicas e dentarias, entre outros cuidados.

Outras pessoas residem permanentemente. Nos referimos a todos que estao nas Nursing Homes como residentes, ao inves de pacientes. Na Nursing Home onde trabalho existem 3 unidades, e ha um bom tempo atras deixaram de dizer Unit 1, 2 ou 3, e colocaram nomes de neighborhood para cada uma. Sao medidas tomadas pra ajudar os residentes a se sentirem mais em casa.

Mas qual e o perfil de um residente em uma Nursing Home?

A maioria dos residentes e idosa, mas nem todos. A maioria tem algum problema mental, mas nem todos. A maioria nao anda, mas alguns andam e muito bem. Alguns sao alimentados atraves de tubos, alguns recebem hemodialise (num centro de hemodialise por determinadas horas, e depois retornam ao Nursing Home), e enfim, muitos e muitos outros tipos de tratamentos, que precisam de profissionais qualificados. Nao da para generalizar e dizer que quem esta ali, esta sendo rejeitado pela familia. A situacao de alguns e grave, e mesmo para os profissionais, e um desafio prover cuidado, nao consigo imaginar como poderiam ser cuidados se estivessem em casa. Outros residentes nao estao em uma situacao tao delicada, mas nao ha ninguem da familia que tenha disponibilidade de ficar em casa e atender suas necessidades (o que seria por si um trabalho periodo integral). Alguns sao visitados por familiares diariamente, outros sao raramente visitados. Alguns estao ali por vontade propria, outros estao constantemente planejando uma fuga, outros se esquecem que estao morando ali e esporadicamente se despedem, e dizem que vao voltar pra casa.

Como e a vida e rotina em uma Nursing Home?

A maioria dos residentes compartilha o quarto entre duas pessoas, existem poucos quartos privados, e pouquissimos quartos que acolhem 4 residentes. Nunca misturam homens e mulheres. Para atender as necessidades sociais, nao faltam atividades. Existem varios grupos e individuos que dispoe do seu tempo para dar atencao aos residentes. Tem shows de palhaco, malabarismo, magia, musica, danca, teatro, aulas de culinaria, artesanato, grupos de oracao, e aos domingos, servicos religiosos. Dentro da casa tem uma sala de atividades com filmes, livros e quebra-cabecas. Tem um salao de cabeleireira que funciona de segunda a quinta, com hora marcada, e algumas auxiliares de enfermagem pintam as unhas das residentes mais vaidosas. Existe uma sala de jantar onde os residentes se reunem para almocar, nao tem espaco para todos os residentes, por isso um rodizio e feito. Mesmo aqueles que sao alimentados pelas auxiliares de enfermagem, tem sua vez de ir para o "restaurante" nos seus dias. Feriados sao todos comemorados com estilo! Recebem a visita de criancas fazendo o Treat or Trick no Halloween, a ceia da Acao de Gracas e preparada la mesmo, assim eles podem ir sentindo o cheirinho da comida sendo preparada e ir entrando no clima do feriado, e assim por diante. E feito um esforco muito grande para que eles se sintam em casa, e sejam estimulados.

Infelizmente, ainda existem maus-tratos, negligencia e abusos em lugares assim. Eu pessoalmente nao me deparei com isso ainda onde trabalho, e na verdade vejo as pessoas que trabalham la o fazerem por amor, e tratarem os residentes com tanto carinho que e como se estivessem cuidando de sua propria familia, e afinal, conviver todos os dias com eles, faz com que a gente realmente se apegue. Eu precisei de um tempo para conseguir absorver bem esse novo mundo que nao fazia parte da minha vida antes, e confesso que no comeco a adaptacao nao foi facil. Eu chegava em casa e chorava muito, mas com o passar dos dias comecei a lidar melhor com essa nova realidade.

Se voce tiver vontade e condicoes de doar um pouco do seu tempo e recursos em prol dos residentes das Nursing Homes, asilos ou casas de repouso, nao hesite! Procure uma proxima de voce. Mesmo que voce nao tiver um dom artistico especifico, ainda assim podera fazer visitas, ajudar outros voluntarios, ler para os residentes, enfim, sao muitas maneiras diferentes de ajudar.

7 comentários:

Nani disse...

Ferr!!! Lindo este post amiga. E super informativo, porque realmente tem gente que tem uma ideia distorcida de uma Nursing Home. Muitos pensam que eh um lugar onde a familia abandona o idoso. Mas nao eh assim nao. Claro, existem casos de familiares que querem deixar o idoso ali por conveniencia e nao quererem mais se responsavel. Mas a maioria eh porque nao tem mesmo condicoes de se dedicar 100 por cento ao cuidado da pessoa idosa ou da pessoa que sofre algum tipo de condicao que requer um cuidado mais profissional e 24 horas. No Brasil ainda tem muita gente que nao trabalha, e tem tempo de cuidar dos idosos, ou tem mais pessoas da familia vivendo na mesma casa possibilitando "revesar" pra cuida da pessoa. Aqui a realidade eh bem diferente. Aqui o povo tem que trabalhar mesmo, nao moram com mais pessoas da familia na mesma casa que possam ajudar enquanto eles trabalham, e parar de trabalhar pra poder ficar em casa cuidando tempo integral de um idoso ou deficiente na familia eh impossivel pois essa pessoa tem que tirar dinheiro de algum lugar pra poder sustentar a casa. Entao as vezes a melhor solucao eh poder coloca-los em uma nursing home onde ele tera cuidado 24 horas de pessoas que estao lah dedicadas a eles. Eu tb fico muito triste toda vez que volto dos meus clinicals. Eles sao bem cuidados lah, mas eu fico tao triste de ver como a velhice realmente afeta nossa qualidade de vida. :(

Adorei voce explicar mais sobre isso!!!!Beijo linda!

Barbarella disse...

Adorei o post para entender um pouco mais! =)

Dai fiquei pensando... existem farmacias nas nursing homes? Sei que alguns hospices tem, mas nao sei ao certo se as nursing homes tbm tem.

Bjss

Eli Pechim disse...

Puxa, Fe, que post bacana! Quando casamos em vez de presentes pedimos doações para o asilo de velhos da minha cidade. Meu sogro tem 76 anos e uma saúde nada boa. Ele mora sozinho e paga por uma estrutura enorme que inclui empregada, cozinheira, faz tudo, enfermeira, contador, administrador e meu marido que aqui de longe tem de administrar tudo (ele mora em outro país). Mas ele prefere gastar os tubos numa estrutura cara e trabalhosa dessa a ser colocado em uma nursing home. Quando fui no asilo da minha cidade levar as doações do meu casamento o que mais me doeu foi ver que a maioria dos velhinhos foi totalmente abandonada à própria sorte por familiares e amigos. Mas é bom saber que há gente dedicada como você que ajuda esses lugares a serem menos depressivos. Adorei o fato de eles terem tantas atividades sociais e de entretenimento para os residentes. Beijo

Fernanda disse...

Verdade Nani, eu havia pensado nisso, que as pessoas ficam "mais em casa" no Brasil, pra cuidar de seus idosos, mas parece que isso esta mudando nao e? A minha impressao e que a geracao da minha mae ficava mais em casa, hoje em dia, minhas amigas, que agora sao adultas, quase todas trabalham. Isso vai influenciar o futuro, vamos ver como o brasileiro vai lidar com isso de um modo geral ;)

Barbarella, essa onde trabalho faz parte de uma rede que tem mais ou menos umas 5 aqui na Carolina do Sul (eu nao me lembro exatamente quantas), e tem uma farmacia que fornece pra todas. Eles nos abastacem todas as tardes de segunda a sexta. Ja aconteceu, por exemplo, de precisarmos de Normal Saline pra IV num fim de semana, e pegarmos "emprestado" do hospital que fica ao lado da Nursing Home :)

Eli, que ideia excelente! Porque quando a gente casa no Brasil nao da pra trazer presentes, achei legal demais a iniciativa de voces. Olha, se eu tivesse condicoes, na minha velhice, traria toda essa ajuda pra casa, como seu sogro. E tao bom a gente ter o conforto do nosso lar, nao e? Acho que nao ha nada como estar na propria casa da gente, mas de fato, pra quem nao tem outra opcao, as Nursing Homes sao lugares em que sao bem cuidados, ficam bem ocupados, alem de ser um lugar seguro pra essas pessoas. Beijos!

Eli Pechim disse...

Na verdade, Fe, de 80 convidados apenas 3 (isso mesmo, 3) fizeram as doações. Como as organizadoras do meu casamento já tinham se comprometido com o asilo e a gente queria fazer aquilo por eles, meu marido e eu compramos o restante das doações que seriam equivalentes aos outros convidados que não doaram nada (quase todos) e levei as doaçòes lá pessoalmente. Fiquei tão puta com isso! E me perguntei se caso tivéssemos pedido presentes da loja mais cara da cidade se iam ter a cara de pau de não dar nada. Mas é aquela coisa brasileira de preferir jogar fora a doar algo. Outro dia uma conhecida brasileira contou que tem 6 sacolas cheias de roupas usadas para doar para os pobres da cidade natal dela no interior de MG mas que o primo dela ia demorar pra viajar pra cidade e por isso as roupas ainda estavam encostadas lá. Aí perguntei: então por que você não doa pra alguma instituição ou igreja da cidade onde você mora e ajuda os pobres daí? E ela: ah, não, só quero doar pro povo de lá. No povo daqui não posso confiar. Fiquei passada. Enquanto isso, as roupas ficam lá jogadas, há meses, só porque ela associa doação com merecimento. Ih, mudei totalmente de assunto....rs... Mas é que fico chateada quando lembro. Beijo

Fernanda disse...

Poxa, muita sacanagem mesmo! Se voce tivesse pedido presentes, ficariam com vergonha de ir de "maos abanando". E triste, mas a unica coisa que a gente pode fazer e nossa parte! Mesmo assim foi muito nobre de voces, beijos!

Barbarella disse...

Para voce que gosta de corujas:

http://www.myowlbarn.com/p/owl-lover-2012-calendar.html

=)